Costelinha de porco com geleia em crosta de castanha-de-caju

Se o segredo está nos detalhes, os dessa receita não podem ser mantidos em segredo: aroma de dar água na boca, crostinha dourada agridoce e, é claro, suculência e fartura ideais para a sua ceia de Natal!

2h
6 porções

INGREDIENTES

1 peça de costela de porco Todo Dia 

de xícara (chá) de castanha-de-caju

¼ de xícara (chá) de geleia de laranja

1 xícara (chá) de vinho branco

2 cebolas

7 dentes de alho

5 ramos de alecrim

Azeite, sal e pimenta-do-reino (moída na hora) a gosto

 

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 220 ºC.

Caso sua assadeira seja pequena, corte a peça de costela de porco Todo Dia ao meio, no sentido da largura (cortar entre os ossinhos facilita!). Tempere os dois lados da costela com sal e pimenta. Na assadeira, coloque 5 galhos de alecrim e disponha a peça sobre as ervas com o lado da carne para cima.

Bata a castanha-de-caju no pilão até formar uma farofa grossa e reserve. Ainda no pilão (nem precisa lavar), bata 1 dente de alho com ½ colher (chá) de sal até formar uma pasta. Junte a geleia de laranja e misture bem. Com uma colher, espalhe a geleia temperada sobre a costela e salpique a castanha-de-caju. Leve ao forno para assar por cerca de 25 minutos ou até dourar. Enquanto isso, corte as cebolas em quartos, passando a faca pela raiz e descasque – assim os gomos ficam unidos. Descasque os dentes de alho.

Retire a assadeira do forno e diminua a temperatura para 160 ºC. Distribua os gomos de cebola e os dentes de alho ao redor da costelinha e tempere com sal e azeite. 

Regue a assadeira com o vinho e cubra com papel alumínio; volte para o forno e deixe assar por mais 2 horas, até a carne ficar bem macia. Retire do forno e passe a costela para a tábua. Corte em ripas e sirva com a cebola, os dentes de alho e o molho que se formou na assadeira.